terça-feira, 22 de junho de 2010

Matéria sobre o plágio no Jornal The Guardian

Recebi de uma aluna (Regiane, obrigado!!!) uma matéria publicada no site do Jornal The Guardian do dia 20/06 promovendo o debate e a visibilidade sobre o plágio a propósito da Conferência Mundial.

Três destaques interessantes apresentados pelo jornal, sobre dados de pesquisas que serão apresentados no evento: 1) Metade dos estudantes universitários da Inglaterra admitem ter trabalhos acadêmicos comprados da internet prontos para serem entregues. É o que foi verificado pelo estudo realizado por Dan Rigby, professor da Universidade de Manchester que fez o levantamento com 90 estudantes do segundo e terceiro ano de três universidades diferentes. 2) Barry Calvert da empresa nLearning, especializada na prevenção do plágio e desenvolvimento de softwares de diagnóstico, defende a ideia de que as crianças a partir dos 7 anos precisam ser orientados sobre como fazer citações (indicar os créditos da autoria) e referências (identificar as fontes). 3)Phil Davies, professor da Escola de Informática da Universidade de Glamorgan disse que vem usando há dois anos a técnica de "digital storytelling" e desde então não tem encontrado mais evidências de plágio nos trabalhos feitos pelos alunos.
CONSIDERAÇÕES: o comércio eletrônico de trabalhos acadêmicos é um grande negócio econômico; é necessário iniciar um processo de alfabetização de escrita acadêmica a partir da mais tenra idade; os novos tempos requerem novas formas de apresentação de trabalhos acadêmicos.

Veja aqui a matéria na íntegra no site do The Guardian

Um comentário:

  1. hahaha bacana hein professor!! Fez até citação do meu nome! ahahha..
    muito interessante, só achei etsranho pq eu encontrei essa notícia no twitter! ahahah
    Abraços!

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